Acusado de matar ex-companheira dentro de restaurante vai a júri popular em Santa Maria

Acusado de matar ex-companheira dentro de restaurante vai a júri popular em Santa Maria

Foto: Vinicius Becker

Será levado a júri popular nesta quinta-feira (14), no Fórum de Santa Maria, o réu Luiz Roney Freitas da Costa, 56 anos, acusado de matar a ex-companheira, Mariane de Souza Ravazi, 40 anos, em um caso tratado pela investigação como feminicídio. O julgamento será presidido pelo juiz Ulysses Fonseca Louzada.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O julgamento ocorrerá perante o Tribunal do Júri, quando os fatos serão analisados pelos jurados da comunidade.

Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime aconteceu na manhã de 9 de outubro de 2024, na Rua Silva Jardim, no Bairro Rosário. Segundo a acusação, Costa teria perseguido a vítima e desferido golpes de faca que causaram a morte de Mariane. Ela teria uma medida protetiva contra o ex-marido.

Mariane de Souza Ravazi tentou fugir, mas acabou sendo alcançada e morta pelo ex-companheiroArquivo Pessoal

A promotora Caroline Mottecy atuará na acusação. O assistente de acusação será o advogado Bernardo Raddatz. A defesa do réu ficará a cargo do advogado Matheus Lang.

Crime dentro de restaurante

O caso causou repercussão em Santa Maria pela forma como ocorreu. Mariane já possuía medidas protetivas contra o ex-companheiro.

Conforme o registro policial, ao perceber a presença de Costa, a vítima acionou a Brigada Militar informando que estava sendo perseguida enquanto seguia para o trabalho como doméstica. Na tentativa de escapar, Mariane entrou em um restaurante localizado na Rua Silva Jardim para pedir ajuda

Segundo relato da proprietária do estabelecimento, na época do crime, o agressor invadiu o local armado com uma faca e atacou a vítima diante de clientes e funcionários. Mariane morreu no local antes da chegada do socorro.

Prisão após perseguição

Depois do ataque, Costa fugiu em direção ao Bairro Carolina. Uma testemunha acompanhou o trajeto do suspeito e repassou as informações aos policiais. Equipes da Brigada Militar localizaram e prenderam o suspeito do crime em flagrante pouco tempo depois.

O homem possuía antecedentes por estelionato, posse de entorpecentes, receptação, lesão corporal, violência doméstica, ameaça, desacato e roubo a pedestre.

O assassinato de Mariane foi o único feminicídio registrado em Santa Maria no ano de 2024, e encerrou um período de dois anos e meio sem mortes de mulheres por questões de gênero no município. O último crime havia ocorrido em 9 de abril de 2022, com o feminicídio da estudante Luanne Garces da Silva, 27 anos.

O que diz

A reportagem entrou em contato na tarde desta quarta-feira (13) com o advogado Matheus Lang, que defende o réu Luiz Roney Freitas da Costa. Ele declarou que irá se manifestar sobre o julgamento apenas na quinta-feira.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sete pessoas são indiciadas em inquérito que investigou assalto a joalheria da região que foi planejado dentro de presídio Anterior

Sete pessoas são indiciadas em inquérito que investigou assalto a joalheria da região que foi planejado dentro de presídio

“Estamos próximos de um colapso”, alertam policiais civis sobre déficit de efetivo no RS Próximo

“Estamos próximos de um colapso”, alertam policiais civis sobre déficit de efetivo no RS

Polícia/Segurança